Resumo:
O presente estudo tem como objeto de discussão a Capoeira na Escola do Campo
no município de Fagundes-PB, com intuito de compreender e refletir sobre a importância
do trato pedagógico da capoeira nas aulas de Educação Física, tendo como princípio a
ludicidade e sua contribuição para a aprendizagem da cultura afro-brasileira, a partir das
experiências vivenciadas pelos alunos no contexto escolar, contribuindo para a
qualificação da escola como espaço formador; bem como, corroborando para a
diversificação de práticas pedagógicas e na ressignificação do processo de ensino e de
aprendizagem de forma contextualizada, lúdica e prazerosa, no lugar do tradicionalismo
da sala de aula, muitas vezes compreendida. Para tanto, foi necessário estabelecer um
recorte espaço temporal de julho a outubro de 2019, para entender as modificações
advindas destes processos, partindo inicialmente com uma construção bibliográfica,
associadas a entrevista com professores de capoeira da escola e alunos que participam
dessa prática sociocultural. Desta forma, contribuindo na busca de compreender o que
levou aos participantes a estabelecerem contato com a riqueza cultural do capoeirismo na
escola estudada, assim como a participação ativa na atividade de culminância dirigida por
parte dos profissionais da capoeira em conjunto com o corpo docente da escola. Conclui-
se que a capoeira não tem um tratamento como disciplina escolar, restringindo-se apenas
a uma mera atividade recreativa, mesmo desempenhando grande importância como um
instrumento educacional transformador.
Descrição:
SANTANA, Maria Jose Joaquim de Santana. A capoeira na educação física: reflexões possíveis a partir da lei 10.639 e de uma experiência numa escola no campo. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.