Resumo:
A presente pesquisa foi pensada a partir das observações, vivências,
percepções adquiridas através do período e relatórios de estágios. Entendendo
que neste sentido as práticas e vivências dos professores de Educação Física
vai muito além da dicotomia aluno e sala de aula, o professor torna-se um
grande mediador e incentivador no processo de ensino e aprendizagem para a
quebra de preconceitos e barreiras criadas muitas vezes pela falta de
conhecimento e informação ou até mesmo por medo de encarar o novo e não
está passível a mudanças. Com base nessa realidade, torna-se necessário
criar a partir das aulas, uma identidade para a Educação Física na Escola,
dando-a significado no contexto escolar, resgatando valores que realmente
possam privilegiar as ações do coletivo sobre o individual, possibilitando o
respeito às diferenças e às limitações individuais, garantindo uma aula mais
solidária e humanizada. Vivemos numa época de transição caracterizada pelos
intensos esforços em colocar na prática um dos maiores desafios da
sociedade: A Educação Inclusiva. Sendo assim, visto que durante o estágio a
presença de alunos com deficiência é uma realidade presente nas salas de
aula, esta pesquisa pretende fazer inicialmente uma revisão bibliográfica sobre
a temática tendo como foco a educação inclusiva nas salas de aulas, tecendo
reflexões e estudos sobre as possibilidades da inclusão e da participação de
alunos que apresentam deficiência, seja elas físicas, motoras ou de qualquer
outras procedências, sugerindo também como as aulas de Educação Física
podem proporcionar além da inclusão a quebra de preconceitos e barreiras na
construção da aprendizagem e aceitação da diferença e da diversidade.
Descrição:
SANTOS, Gerlane Ligia Clementino. Educação Inclusiva: Um estudo na área da educação física. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.