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Educação Inclusiva: Um estudo na área da educação física

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dc.contributor.author Santos, Gerlane Ligia Clementino
dc.date.accessioned 2022-02-15T13:01:02Z
dc.date.available 2022-02-15T13:01:02Z
dc.date.issued 2019-11-09
dc.identifier.other CDD 796
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25793
dc.description SANTOS, Gerlane Ligia Clementino. Educação Inclusiva: Um estudo na área da educação física. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa foi pensada a partir das observações, vivências, percepções adquiridas através do período e relatórios de estágios. Entendendo que neste sentido as práticas e vivências dos professores de Educação Física vai muito além da dicotomia aluno e sala de aula, o professor torna-se um grande mediador e incentivador no processo de ensino e aprendizagem para a quebra de preconceitos e barreiras criadas muitas vezes pela falta de conhecimento e informação ou até mesmo por medo de encarar o novo e não está passível a mudanças. Com base nessa realidade, torna-se necessário criar a partir das aulas, uma identidade para a Educação Física na Escola, dando-a significado no contexto escolar, resgatando valores que realmente possam privilegiar as ações do coletivo sobre o individual, possibilitando o respeito às diferenças e às limitações individuais, garantindo uma aula mais solidária e humanizada. Vivemos numa época de transição caracterizada pelos intensos esforços em colocar na prática um dos maiores desafios da sociedade: A Educação Inclusiva. Sendo assim, visto que durante o estágio a presença de alunos com deficiência é uma realidade presente nas salas de aula, esta pesquisa pretende fazer inicialmente uma revisão bibliográfica sobre a temática tendo como foco a educação inclusiva nas salas de aulas, tecendo reflexões e estudos sobre as possibilidades da inclusão e da participação de alunos que apresentam deficiência, seja elas físicas, motoras ou de qualquer outras procedências, sugerindo também como as aulas de Educação Física podem proporcionar além da inclusão a quebra de preconceitos e barreiras na construção da aprendizagem e aceitação da diferença e da diversidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Álvaro Luís Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física escolar pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Vivências práticas pt_BR
dc.title Educação Inclusiva: Um estudo na área da educação física pt_BR
dc.type Other pt_BR


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