Resumo:
O ensino e aprendizagem na área de ciências da natureza resultam em muitas dificuldades devido a forma como os conteúdos são abordados com o contexto social em que os estudantes estão situados. Essa distância provoca desmotivação e falta de comprometimento dos alunos com as todas as disciplinas. As metodologias ativas estão cada vez mais sendo utilizadas por professores da educação básica como forma de superar o ensino dito tradicional e também resolver problemáticas relacionadas ao contexto dos estudantes, tendo em vista que essas metodologias proporcionam a eles participarem ativamente na construção do conhecimento científico, os tornando protagonistas. A presente pesquisa tem o objetivo de identificar em cinco revistas de ensino de ciências e ensino de química, entre os anos de 2015 e 2020, a utilização de metodologias ativas no ensino básico de química. Foi realizada uma pesquisa acerca do tema nos periódicos descritos no artigo, como também a sistematização dos artigos encontrados para posteriores discussões e eventuais conclusões. Os resultados apresentados na pesquisa mostram um quantitativo de 32 artigos identificados que expõem a utilização de alguma metodologia ativa no ensino de química. O quantitativo de artigos encontrados é considerado pequeno, pois os periódicos analisados costumam aceitar uma média entre 20 a 60 artigos por ano. A utilização de metodologias ativas na educação básica é algo de extrema relevância, pois a cada geração que passa, a demandada por novas formas e metodologias de ensino cresce, afim de superar as dificuldades apresentadas no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
SILVA, José Klenyo Ferreira da. Metodologias ativas no ensino de Química: um olhar na literatura científica. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.