Resumo:
O cálculo diferencial e integral é um das ferramentas matemáticas mais importantes na história da humanidade. Sua descoberta e desenvolvimento ao longo dos tempos tem contribuído para a evolução de diversas outras ciências. O presente trabalho tem o objetivo de ressaltar essa importante parcela da história da matemática, além de discutir a possibilidade de ser implementada a introdução das noções intuitivas do cálculo no Ensino Médio, visto que o seu ensino tem se restringido a cursos da Educação Superior. Em diversos estudos tem se destacado algumas dificuldades dos cursos de cálculo do Ensino Superior, tais como: o alto índice de reprovações e evasão dos alunos desta disciplina, a proposta de incluir os fundamentos do cálculo no Ensino Médio seria uma forma de mitigar estes problemas. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica das noções intuitivas de limites e derivadas, e o estudo das aplicações destes conceitos em funções de 1º e 2º grau, fazendo uma contextualização de problemas do cotidiano de diversas disciplinas e conteúdos da educação básica, com o objetivo de explorar sua aplicabilidade em sala de aula. No final é apresentado algumas propostas de abordagens de aplicações de limites e derivadas, concluindo de forma positiva a possibilidade de introdução destes conceitos no Ensino Médio de forma satisfatória.
Descrição:
VIANA, Ricardo Araújo Leite. Introduzindo os conceitos básicos do cálculo diferencial no Ensino Médio: Uma proposta possível. 2021. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.