Resumo:
A presente pesquisa se caracteriza como uma pesquisa descritiva com abordagem
qualitativa e foi desenvolvida por meio da análise de conteúdo, tendo, por objetivo,
identificar formas geométricas nas flores das principais praças da cidade de Areia/PB e
analisar a potencialidade do uso de fotografias no ensino de geometria. A pesquisa destaca
a conexão entre a Educação Matemática e a fotografia, de modo que estimule a
aprendizagem no ensino de geometria. A metodologia utilizada foi composta por três
momentos. Primeiramente, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema. Em
seguida, por meio de celulares, foi feito o levantamento fotográfico das flores das
principais praça da cidade de Areia/PB. No segundo momento, analisamos as imagens
fotográficas e descrevemos as possíveis formas geométricas que podem ser visualizadas.
No terceiro momento, cruzamos os dados descritos comparando com os conceitos
geométricos e analisados a partir do referencial teórico. Diante dos resultados obtidos,
concluímos que trabalhar a geometria por meio de fotografias contribui para a percepção
de conceitos geométricos, permitindo que os leitores observem e compreendam o espaço
onde estão inseridos, como também ampliando seus conhecimentos geométricos e
desenvolvendo seu raciocínio visual.
Descrição:
SILVA, Maria José Trajano. Fotografias e visualização matemática no ensino de Geometria: os canteiros de Areia-PB como cenário. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.