Resumo:
A Geometria é uma área da Matemática que está muito presente na nossa realidade, mas alguns alunos tem muita dificuldade, mais precisamente com a geometria espacial. Com a pandemia tivemos que nos adequar ao ensino online e com isso houve ainda mais a necessidade de utilizar ferramentas tecnológicas no Laboratório Virtual de Matemática, o GeoGebra foi uma alternativa que além de muito fácil de utilizar é um aplicativo que combina Geometria, Álgebra e outras áreas da matemática. Com essa dificuldade que os alunos tem em relação ao ensino da geometria decidimos desenvolver um trabalho com os alunos no laboratório virtual de matemática, explorando a dualidade de poliedros, um assunto que pode contribuir muito para o ensino da geometria espacial. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo geral estudar e explorar com os estudantes a dualidade dos poliedros de Platão utilizando o GeoGebra 3D como recurso didático em um Laboratório Virtual de Matemática. Para tanto trabalhamos com as turmas A e B de 1° Ano do Ensino Médio do colégio Itan pereira, um colégio de ensino integral localizado em Campina Grande-PB, realizamos uma oficina no laboratório virtual de matemática onde conseguimos obter resultados satisfatórios em relação ao uso desse recurso.
Descrição:
ARAÚJO, Alison do Nascimento. Explorando a dualidade dos poliedros de Platão com o auxílio do GeoGebra 3D no Laboratório Virtual de Matemática. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.