Resumo:
A Química Forense como uma subárea da Ciência Forense tem ampla aplicação na perícia e quando inserida no processo educacional, torna-se uma alternativa para uma aprendizagem potencialmente significativa de conteúdos de Química. A dificuldade no processo de ensino-aprendizagem de Química é preocupante. Para tentar contornar essa situação deve-se buscar a inserção de metodologias alternativas que possam reverter ou modificar essa realidade. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo, a utilização da Química Forense na conscientização e intervenção no Ensino Remoto Emergencial de Química, utilizando o tema transversal Drogas de Abuso – o Álcool, o que possibilitou trabalhar a Função Orgânica Oxigenada Álcool e o contexto social. A temática que envolve Álcool e trânsito é bastante relevante pelo fato de ser uma problemática muito frequente na sociedade e em grande parte entre os jovens, além de se tratar de um tema que permite trabalhar uma série de conceitos da disciplina como: a obtenção do Álcool, Estrutura Química, Classificação do Álcool e Nomenclatura. Participaram dessa pesquisa 11 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade de Barra de São Miguel - PB, como instrumento de coleta de dados foram utilizados formulários de sondagem e de avaliação onde, ambos foram elaborados através da Plataforma Google Forms. No primeiro momento foi aplicado um formulário de sondagem no intuito de obter os conhecimentos prévios dos alunos, no segundo momento foi feita uma intervenção em sala de aula de forma remota abordando o tema Álcool e no terceiro momento foi feita a aplicação do formulário avaliativo com o objetivo de medir o efeito da intervenção em sala de aula. Os dados coletados foram sistematizados em gráficos e discutidos à luz do referencial teórico. No desenvolvimento da intervenção, entre os alunos do ensino médio, a proposta foi bem aceita por todos eles, de fato despertou a curiosidade deles, favoreceu a relação professor/aluno, promoveu maior interação dos integrantes em sala de aula, bem como possibilitou associar os conceitos já abordados com as aplicações que foram vistas no desenvolver da proposta, contribuindo assim no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados nessa pesquisa evidenciaram que após a intervenção, os alunos apresentaram bom desempenho, apresentando índices iniciais de 18% e finais de 36% e 46% em vários conteúdos abordados. Desta forma, pode-se concluir que a contextualização a partir da Química Forense leva a uma aprendizagem significativa dos conhecimentos de Química.
Descrição:
ALVES, Siony Santos. A química forense como estratégia de conscientização e intervenção no ensino de Química em escola pública de ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, 2021.