Resumo:
Nesta pesquisa buscamos trazer algumas reflexões acerca do uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da Matemática e suas influências positivas nestes processos, voltado especificamente para os anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada através de livros, artigos, revistas, entre outros, a abordagem foi de caráter qualitativo e tem como objetivo principal refletir sobre o uso de metodologias alternativas e suas implicações para o ensino e aprendizagem da Matemática. Para alcançar este objetivo, expomos algumas das principais metodologias presentes para o ensino de matemática mostrando os benefícios que estas podem lhe trazer. Discutimos ainda sobre algumas dificuldades que podem surgir tanto para professores quanto para alunos ao usá-las, mas sempre deixando uma sugestão do que pode ser feito para superar tais dificuldades dando ênfase principalmente a importância da formação continuada dos professores. O suporte principal para esta pesquisa baseou-se nas ideias de Sergio Lorenzato, Regina Grando, e Ubiratan D’Ambrósio, observando as recomendações dos PCN’s e BNCC. Ao final da pesquisa foi possível concluir que as metodologias alternativas influenciam positivamente os processos de ensino e aprendizagem da Matemática e que uma melhoria destes processos na etapa dos anos finais do Ensino Fundamental pode trazer benefícios maiores para o ensino como um todo a longo prazo.
Descrição:
SOARES, Cláudia Daniele da Silva. Reflexões sobre o uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da matemática. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.