dc.description.abstract |
A equação do segundo grau, que vem sendo desenvolvida através dos tempos e
que atualmente é estudada pelos alunos do nono ano, apresenta alguns métodos de
resolução que causam dificuldades de aprendizagem por possuírem várias
manipulações algébricas, porém, existem metodologias que podem auxiliar no
enfrentamento das mesmas, e uma delas, pode ser a utilização de jogos
matemáticos, que se forem aplicados de forma correta, podem trazer benefícios para
o ensino e a aprendizagem desse assunto. O que nos levou a formular a seguinte
questão norteadora: Em que medida os jogos matemáticos contribuem na
aprendizagem da equação do segundo grau vista no nono ano? Partindo dessa
problemática, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições da
utilização dos jogos matemáticos na aprendizagem da equação do segundo grau em
turmas do nono ano. Para isso, procuramos entender a equação do segundo grau
através de uma abordagem histórica e em seguida, apresentamos sua presença nos
dias atuais em documentos oficiais, tanto do ponto de vista do ensino como dos
assuntos abordados no nono ano, após isso, identificamos quais as dificuldades
enfrentadas pelos alunos nesse conteúdo, com possíveis erros cometidos e fatores
que colaboram para essas dificuldades, e as vantagens que os jogos matemáticos
proporcionam na aprendizagem. Foram estudados três trabalhos que contém
aplicação de jogos com turmas do nono ano em suas pesquisas, e por fim,
realizamos algumas considerações acerca das contribuições dos jogos identificadas
durante a pesquisa onde percebemos dentre elas, motivacional, social,
interdisciplinaridade, raciocínio lógico e indutivo. |
pt_BR |