UEPB - Repositório Digital

Ensino e aprendizagem da equação do segundo grau no nono ano: reflexões sobre experiências metodológicas com jogos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Edson Ribeiro da
dc.date.accessioned 2022-02-16T11:59:38Z
dc.date.available 2022-02-16T11:59:38Z
dc.date.issued 2021-12-03
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25829
dc.description COSTA, Edson Ribeiro da. Ensino e aprendizagem da equação do segundo grau no nono ano: reflexões sobre experiências metodológicas com jogos. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A equação do segundo grau, que vem sendo desenvolvida através dos tempos e que atualmente é estudada pelos alunos do nono ano, apresenta alguns métodos de resolução que causam dificuldades de aprendizagem por possuírem várias manipulações algébricas, porém, existem metodologias que podem auxiliar no enfrentamento das mesmas, e uma delas, pode ser a utilização de jogos matemáticos, que se forem aplicados de forma correta, podem trazer benefícios para o ensino e a aprendizagem desse assunto. O que nos levou a formular a seguinte questão norteadora: Em que medida os jogos matemáticos contribuem na aprendizagem da equação do segundo grau vista no nono ano? Partindo dessa problemática, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições da utilização dos jogos matemáticos na aprendizagem da equação do segundo grau em turmas do nono ano. Para isso, procuramos entender a equação do segundo grau através de uma abordagem histórica e em seguida, apresentamos sua presença nos dias atuais em documentos oficiais, tanto do ponto de vista do ensino como dos assuntos abordados no nono ano, após isso, identificamos quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos nesse conteúdo, com possíveis erros cometidos e fatores que colaboram para essas dificuldades, e as vantagens que os jogos matemáticos proporcionam na aprendizagem. Foram estudados três trabalhos que contém aplicação de jogos com turmas do nono ano em suas pesquisas, e por fim, realizamos algumas considerações acerca das contribuições dos jogos identificadas durante a pesquisa onde percebemos dentre elas, motivacional, social, interdisciplinaridade, raciocínio lógico e indutivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Equação do segundo grau pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Ensino e aprendizagem da equação do segundo grau no nono ano: reflexões sobre experiências metodológicas com jogos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta