UEPB - Repositório Digital

Desafios enfrentados pelos professores para ensinar Geometria Plana nas aulas remotas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Talhaini Tomaz dos
dc.date.accessioned 2022-02-16T12:11:22Z
dc.date.available 2022-02-16T12:11:22Z
dc.date.issued 2021-12-07
dc.identifier.other CDD 516.22
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25835
dc.description SANTOS, Talhaini Tomaz dos. Desafios enfrentados pelos professores para ensinar Geometria Plana nas aulas remotas. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Ao longo dos tempos o ensino da Geometria Plana vem sendo estudada de forma especifica e objetiva. Sabendo que a Matemática é uma ciência que existe muitas ramificações, em especial a Geometria Plana na maioria das vezes, vem sendo trabalhada para despertar o interesse do aluno pela área. Especificamente no ano de 2020, em decorrência de uma pandemia, o ensino teve que se reinventar através de recursos tecnológicos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo destacar e identificar os problemas enfrentados pelos professores ao ensinar Geometria Plana por intermédio das aulas remotas durante um período pandêmico. Para que isso ocorra foi utilizado uma pesquisa qualitativa de participação de relatos pessoais de professores do Ensino Fundamental nos anos finais, de escolas privadas e públicas. A partir dos resultados obtidos, podemos afirmar que todos os professores tiveram dificuldades na adaptação repentina de aulas remotas pois eles não tinham instruções e nem formação necessária até o momento de início emergencial das aulas de Matemática voltadas para Geometria Plana. Os impasses citados pelos professores se coincidem, já que utilizam aplicativos e plataformas semelhantes, como auxilio as suas aulas. É notório, citar que existe de forma demasiada o desinteresse mutuo dos alunos com relação a todas metodologias aplicadas por cada professor. Outro obstáculo foi a qualidade da internet oferecida aos professores e alunos, em muitas vezes não era possível fazer uma boa aula. Sendo assim, atinge-se o objetivo da pesquisa e foi evidenciado a importância da qualidade de ensino oferecido pelos professores e foi sugerido para melhorar os processos de ensino e aprendizagem, a utilização de recursos tecnológicos como ferramenta bastante positiva no processo educacional, especificamente para o ensino de Geometria Plana. Espera-se que muitos outros pesquisadores, professores, gestores e educadores matemáticos venham utilizar os recursos tecnológicos nos processos de ensino e de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geometria plana pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Desafios enfrentados pelos professores para ensinar Geometria Plana nas aulas remotas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta