Resumo:
Nessa pesquisa buscamos estabelecer uma relação entre arte, filosofia e geometria, a partir da
obra de Maurits Cornelis Escher (1898-1972), apresentando essa aproximação como uma
possibilidade para o ensino de Matemática, mais especificamente do conteúdo de Geometria.
Para atingir esse objetivo foi estudada a obra de Escher e como sua obra pode contribuir em
processos de ensino de geometria. Fizemos isto a partir da análise de um livro didático de
Matemática, o qual apresenta algumas atividades que incluem gravuras de Escher. Podemos
afirmar que, do ponto de vista pedagógico, os conceitos matemáticos apresentados por meio
de obras de artes possibilitam novos saberes, estimulando processos mais elaborados de
reflexão e abstração, dando sustentação ao pensamento que de forma autônoma podem
possibilitar uma produção de significados mais ampla, e, ainda mais, estabelecer uma visão
integrada entre a matemática e outras áreas curriculares. Também vimos que atividades dessa
natureza, composta com artes e matemática, podem contribuir para uma leitura mais ampla do
mundo.
Descrição:
ACIOLE, Janaína Michele das Mercês. Artes, Filosofia e Geometria: Escher em livros didáticos de Matemática. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.