Resumo:
O presente artigo busca compreender de que maneira a ludicidade contribui no ensino-aprendizagem, bem como refletir sobre a importância dessa ferramenta na desenvoltura da criança ao proporcionar, de forma prazerosa, a socialização e a criatividade e permitir ao aluno dividir experiências do seu cotidiano, pois cada qual tem uma realidade diferente e é preciso que haja uma interação com os educandos para poder ter a oportunidade de expressão. Essa pesquisa tem cunho bibliográfico e aborda os seguintes teóricos: Vygotsky (1984; 1994;1991; 1998; 2003), Kishimoto (1994; 1996; 2005), Sampaio (1984), Oliveira (2000), entre outros. Percebe-se, assim, que é importante o trabalho do educador nesse processo de ensino, já que, mediante transformações pelas quais o mundo vem passando na era tecnológica, os jogos e brincadeiras aparecem mais de forma individual, tornando a sociedade mais retraída. Desse modo, a ludicidade desponta como uma das ferramentas mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição:
LIMA, G. C. de. Contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem de crianças pequenas. 2021. 21f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.