Resumo:
As práticas de estágio se consolidam como um aspecto teórico prático do
processo de formação, que permite ao licenciado uma percepção da realidade
escolar, seus problemas, desafios e também perspectivas. O presente trabalho tem
como objetivo analisar como ocorre o ensino de Geografia no modelo de ensino
remoto. O estágio supervisionado foi realizado entre os meses de agosto e
novembro de 2020, em horário noturno em turmas do ensino médio, 3º ano A e B, na
Escola Estadual de Ensino Médio Cidadã Integrada Orlando Venâncio Dos Santos
que se localiza na cidade de Cuité-PB, durante o período de distanciamento social.
Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica
de artigos científicos e descrição das práticas docentes no período de pandemia.
Enquadra-se, ainda como uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória
tomando como contexto para análise a modalidade de ensino remoto. Com as
escolas fechadas e as aulas suspensas, os educadores saíram em busca de
medidas e ações para dar continuidade ao ano letivo sem causar muitos prejuízos
no ensino-aprendizagem dos alunos. Com base nas experiências durante a trajetória
de estágio, obtivemos como resultados que houve todo um planejamento e bastante
envolvimento dos educadores para todos os alunos participarem das atividades, um
caminho para evitar evasão escolar. Concluímos que, o ensino remoto para o ensino
de Geografia é possível e necessário diante de um cenário pandêmico.
Descrição:
SILVA, E. M. B. L. O ensino de geografia no contexto do ensino remoto e a formação docente: desafios e perspectivas. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.