UEPB - Repositório Digital

O ensino de geografia no contexto do ensino remoto e a formação docente: desafios e perspectivas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Edna Maria Bezerra de Lima
dc.date.accessioned 2022-02-19T18:12:51Z
dc.date.available 2022-02-19T18:12:51Z
dc.date.issued 2021-10-15
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25855
dc.description SILVA, E. M. B. L. O ensino de geografia no contexto do ensino remoto e a formação docente: desafios e perspectivas. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract As práticas de estágio se consolidam como um aspecto teórico prático do processo de formação, que permite ao licenciado uma percepção da realidade escolar, seus problemas, desafios e também perspectivas. O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorre o ensino de Geografia no modelo de ensino remoto. O estágio supervisionado foi realizado entre os meses de agosto e novembro de 2020, em horário noturno em turmas do ensino médio, 3º ano A e B, na Escola Estadual de Ensino Médio Cidadã Integrada Orlando Venâncio Dos Santos que se localiza na cidade de Cuité-PB, durante o período de distanciamento social. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica de artigos científicos e descrição das práticas docentes no período de pandemia. Enquadra-se, ainda como uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória tomando como contexto para análise a modalidade de ensino remoto. Com as escolas fechadas e as aulas suspensas, os educadores saíram em busca de medidas e ações para dar continuidade ao ano letivo sem causar muitos prejuízos no ensino-aprendizagem dos alunos. Com base nas experiências durante a trajetória de estágio, obtivemos como resultados que houve todo um planejamento e bastante envolvimento dos educadores para todos os alunos participarem das atividades, um caminho para evitar evasão escolar. Concluímos que, o ensino remoto para o ensino de Geografia é possível e necessário diante de um cenário pandêmico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Joana d’Arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Distanciamento social pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title O ensino de geografia no contexto do ensino remoto e a formação docente: desafios e perspectivas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta