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Os ditames da paidéia platônica

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dc.contributor.author Sousa, Acácio Rodrigues de
dc.date.accessioned 2022-02-21T20:57:42Z
dc.date.available 2022-02-21T20:57:42Z
dc.date.issued 2018-03-12
dc.identifier.other CDD 184
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25897
dc.description SOUSA, A. R. Os ditames de paidéia platônica. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia da Educação).- Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O artigo é de caráter bibliográfico e pretende analisar a formação do homem segundo Platão, no diálogo República, levantando em consideração as possíveis contribuições desse autor para o pensamento contemporâneo. Partiremos das indagações: a) Em que medida a obra do filósofo pode auxiliar na formação do homem nos dias atuais? b) Qual o ideal de formação platônica? c) Será que esse pensamento pode trazer respostas às necessidades atuais de “educação”, especialmente quando nos referimos à formação integral do homem? A nossa pretensão é mostrar que o pensamento antigo pode nos apontar alguns caminhos para algumas necessidades atuais, principalmente, quando a contemporaneidade exige do sujeito a necessidade de relacionar-se com os demais. Entretanto, somos desafiados a pensar uma educação integral, a qual contribui para a formação do físico e do sensível, sendo esta, portanto, uma educação virtuosa. Logo, o homem necessita de uma formação que atenda ao desenvolvimento de habilidades intelectuais e corporais, porque antes de atender às necessidades da fábrica o homem necessita, primeiramente, atender as suas necessidades. A nosso ver, parece-nos insuficiente educar apenas o indivíduo competente e capaz de competir e fazer parte do mercado de trabalho, ou de exercer apenas uma determinada função nesse processo mercantil, como propõe a educação contemporânea, sendo uma educação mercadora, simplesmente, para o trabalho. Urge, portanto, no dizer de Teixeira, que se faz necessário educar e formar o homem ético, participante de uma comunidade humana, e, como tal, incidente sobre a sua realidade social, tendo como ideário a sua transformação e manutenção. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Julio Cesar Kestering pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Platão pt_BR
dc.subject Formação do homem pt_BR
dc.subject Contemporaneidade pt_BR
dc.title Os ditames da paidéia platônica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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