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O artigo é de caráter bibliográfico e pretende analisar a formação do homem segundo Platão, no diálogo República, levantando em consideração as possíveis contribuições desse autor para o pensamento contemporâneo. Partiremos das indagações: a) Em que medida a obra do filósofo pode auxiliar na formação do homem nos dias atuais? b) Qual o ideal de formação platônica? c) Será que esse pensamento pode trazer respostas às necessidades atuais de “educação”, especialmente quando nos referimos à formação integral do homem? A nossa pretensão é mostrar que o pensamento antigo pode nos apontar alguns caminhos para algumas necessidades atuais, principalmente, quando a contemporaneidade exige do sujeito a necessidade de relacionar-se com os demais. Entretanto, somos desafiados a pensar uma educação integral, a qual contribui para a formação do físico e do sensível, sendo esta, portanto, uma educação virtuosa. Logo, o homem necessita de uma formação que atenda ao desenvolvimento de habilidades intelectuais e corporais, porque antes de atender às necessidades da fábrica o homem necessita, primeiramente, atender as suas necessidades. A nosso ver, parece-nos insuficiente educar apenas o indivíduo competente e capaz de competir e fazer parte do mercado de trabalho, ou de exercer apenas uma determinada função nesse processo mercantil, como propõe a educação contemporânea, sendo uma educação mercadora, simplesmente, para o trabalho. Urge, portanto, no dizer de Teixeira, que se faz necessário educar e formar o homem ético, participante de uma comunidade humana, e, como tal, incidente sobre a sua realidade social, tendo como ideário a sua transformação e manutenção. |
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