Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado em forma de artigo, deriva da experiência de Estágio Supervisionado Obrigatório em Serviço Social no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) e, sobretudo, do momento de finalização da referida vivência sob a crise sanitária, política e econômica causada pela pandemia da Covid-19. O artigo tem como objetivo central apresentar e analisar o Estágio Supervisionado Obrigatório, junto à Política de Saúde, perante os desafios postos pelo ultraneoliberalismo no atual momento de pandemia. Nosso relato buscou identificar as determinações das contradições capitalistas e dos movimentos ideopolíticos nos avanços e recuos das políticas sociais, em especial na Saúde; relatar como se sucedeu a nossa experiência de estágio e como se deram as principais implicações da conjuntura pandêmica e ultraneoliberal que desafiaram sua continuidade e concretização; e compreender e apreender as principais implicações e desafios que se estabeleceram no estágio supervisionado e na referida política setorial, neste panorama de ultraneoliberalismo e de pandemia do Covid-19. Realiza-se, então, metodologicamente, fundamentada na teoria social crítica, uma pesquisa bibliográfica, através de livros e artigos científicos, voltada para as temáticas que interagiram com o campo de estágio e com a conjuntura referida, e também, fizemos uso de análise documental, tanto dos nossos registros em diário de campo, ao longo da experiência, quanto dos relatórios institucionais e da legislação que normatiza a Política de Saúde e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A inserção em campo de estágio viabilizou a observação e identificação das demandas institucionais e dos usuários postas à profissão; o acompanhamento e participação da elaboração e execução de respostas a essas demandas; bem como, as determinações neoliberais que incidiram no reforço às investidas da privatização e da flexibilização do trabalho, neste local, substanciando, materialmente, os estudos em sala de aula, acentuadas no cenário pandêmico, somadas a uma postura ultraneoliberal, por parte do Governo Federal e seus adeptos. Isso, nos
fez despertar para a importância de sistematizar e analisar como este panorama tem gerado desafios no estágio supervisionado na Política de Saúde. Diante disso, verifica-se que a pesquisa bibliográfica, bem como o acúmulo de aprendizados do Curso, nos fez compreender que o cenário vivenciado no campo de estágio viabiliza perceber e analisar o processo de agudização de contrarreformas vividas ao longo dos governos brasileiros, essencialmente após a instauração da Constituição Federal de 1988; constatamos que o nosso horizonte será perpassado de obstáculos, os quais precisaremos nos respaldar no Projeto Ético-Político da profissão. Por fim, reafirmamos a relevância desta atividade de formação profissional, que, apesar de sua suspensão, viabilizou uma contribuição inestimável ao processo formativo e à nossa futura carreira profissional.
Descrição:
LUNA, Josivania de Almeida Barbosa. Desafios do Estágio Supervisionado na Política de Saúde em Tempos de Pandemia e Ultraneoliberalismo. 2021. 34f. Trabalho de de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.