Resumo:
O conhecimento acerca do conteúdo cadeia alimentar (CA) tem se mostrado de difícil
assimilação para alguns estudantes do ensino fundamental. Nesse sentido, a estruturação de
intervenções educacionais, tais como as sequências didáticas (SD) se apresentam como
possíveis soluções viáveis para o enfrentamento dos problemas educacionais identificados.
Entretanto, é indicado que a construção de SDs envolva a utilização de aportes teóricos e
metodológicos. Neste sentido, o modelo de reconstrução educacional (MRE), se apresenta
como um aporte para o design de intervenções educacionais. Sendo assim, o objetivo desse
trabalho é mobilizar aspectos teóricos e metodológicos do MRE no processo de design de uma
SD sobre CA para o ensino fundamental. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e trabalhou
com a interpretação de dados descritos. A metodologia utilizada seguiu as orientações dos três
componentes do MRE (análise da estrutura do conteúdo, investigação sobre as perspectivas dos
estudantes e design e avaliação dos ambientes de ensino e aprendizagem) e garantiu as
interações estabelecidas entre eles. Assim, foram identificadas algumas estratégias que
auxiliaram na mobilização das oito características dos ambientes de ensino e aprendizagem
planejados com o MRE: utilização de um repertório diverso de atividades, sugestão de
atividades que os estudantes devem desenvolver sem o suporte permanente do professor,
proposição de momentos nos quais as falas dos estudantes devem ser evidenciadas, utilização
de recursos didáticos para apresentação do conteúdo científico, proposição de atividades em
grupo e individuais, proposição de momentos nos quais o conhecimento científico deve ser
evidenciado, proposição de momentos de sistematização de conteúdo orientado pelo professor.
O esforço de identificar tais características elucidou que elas podem ser mobilizadas em
diferentes momentos do processo de design de uma SD, e não apenas na estruturação do plano
de ensino. Além disso, fortaleceu a ideia de que o MRE é um modelo seguro e viável para o
design de intervenções educacionais.
Descrição:
BRITO, Orleon Luiz Oliveira de. Mobilização dos pressupostos teóricos e metodológicos do modelo de reconstrução educacional para a construção de uma sequência didática sobre cadeia alimentar. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.