UEPB - Repositório Digital

(18-02-2022) Mobilização dos pressupostos teóricos e metodológicos do modelo de reconstrução educacional para a construção de uma sequência didática sobre cadeia alimentar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Orleon Luiz Oliveira de
dc.date.accessioned 2022-02-22T14:20:30Z
dc.date.available 2022-02-22T14:20:30Z
dc.date.issued 2021-02-18
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25901
dc.description BRITO, Orleon Luiz Oliveira de. Mobilização dos pressupostos teóricos e metodológicos do modelo de reconstrução educacional para a construção de uma sequência didática sobre cadeia alimentar. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O conhecimento acerca do conteúdo cadeia alimentar (CA) tem se mostrado de difícil assimilação para alguns estudantes do ensino fundamental. Nesse sentido, a estruturação de intervenções educacionais, tais como as sequências didáticas (SD) se apresentam como possíveis soluções viáveis para o enfrentamento dos problemas educacionais identificados. Entretanto, é indicado que a construção de SDs envolva a utilização de aportes teóricos e metodológicos. Neste sentido, o modelo de reconstrução educacional (MRE), se apresenta como um aporte para o design de intervenções educacionais. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é mobilizar aspectos teóricos e metodológicos do MRE no processo de design de uma SD sobre CA para o ensino fundamental. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e trabalhou com a interpretação de dados descritos. A metodologia utilizada seguiu as orientações dos três componentes do MRE (análise da estrutura do conteúdo, investigação sobre as perspectivas dos estudantes e design e avaliação dos ambientes de ensino e aprendizagem) e garantiu as interações estabelecidas entre eles. Assim, foram identificadas algumas estratégias que auxiliaram na mobilização das oito características dos ambientes de ensino e aprendizagem planejados com o MRE: utilização de um repertório diverso de atividades, sugestão de atividades que os estudantes devem desenvolver sem o suporte permanente do professor, proposição de momentos nos quais as falas dos estudantes devem ser evidenciadas, utilização de recursos didáticos para apresentação do conteúdo científico, proposição de atividades em grupo e individuais, proposição de momentos nos quais o conhecimento científico deve ser evidenciado, proposição de momentos de sistematização de conteúdo orientado pelo professor. O esforço de identificar tais características elucidou que elas podem ser mobilizadas em diferentes momentos do processo de design de uma SD, e não apenas na estruturação do plano de ensino. Além disso, fortaleceu a ideia de que o MRE é um modelo seguro e viável para o design de intervenções educacionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Michelle Garcia da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Cadeia alimentar pt_BR
dc.subject Modelo de Reconstrução Educacional pt_BR
dc.title (18-02-2022) Mobilização dos pressupostos teóricos e metodológicos do modelo de reconstrução educacional para a construção de uma sequência didática sobre cadeia alimentar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta