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Democratizando os processos de ensino e aprendizagem: a utilização de aparelhos radiofônicos como instrumentos de mediação tecno-pedagógica

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dc.contributor.author Santos, André Luís Nunes dos
dc.date.accessioned 2022-03-04T18:59:46Z
dc.date.available 2022-03-04T18:59:46Z
dc.date.issued 2022-02-28
dc.identifier.other CDD 374.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25935
dc.description SANTOS, A. L. N. dos. Democratizando os processos de ensino e aprendizagem: a utilização de aparelhos radiofônicos como instrumentos de mediação tecno-pedagógica. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O seguinte trabalho discute a democratização dos processos de ensino e aprendizagem, partindo das variadas formas de uso dos rádios como possíveis ferramentas na prática educativa. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as possibilidades de utilização dos aparelhos radiofônicos, como instrumentos de mediação tecno-pedagógica, embasando-se em experiências atuais e de outrora, a fim de correlacionar os acontecimentos para obter uma melhor compreensão dos objetos estudados. Para isso, foram traçados alguns objetivos específicos, tais como diferenciar o termo Ensino Remoto do conceito de Educação a Distância; problematizar a mediação tecno-pedagógica realizada através da internet durante a pandemia; e historicizar vivências educacionais que se concretizaram a partir do rádio como ferramenta mediadora. Concernente aos aspectos metodológicos, a monografia possui natureza pura, também conhecida por básica ou teórica, com objetivos exploratórios, abordagem qualitativa e procedimentos científicos que se deram a partir de documentos e bibliografias, constituídos com base na análise de conteúdo. Para o embasamento teórico, foram usados autores(as) basilares como Bandüira (1968), Bardin (1977), Mokovics (2003), Fávero (2004), Filatro e Piconez (2004), Ferreira (2005), Moore e Kearsley (2008), Visoni (2018), Hodges (2020) e Santos (2021). Por meio dos resultados, constatou-se, portanto, que os rádios podem ser recursos eficazes para a mediação tecno-pedagógica, levando em consideração seu alcance territorial, a escassez de tecnologias modernas digitais e o inacesso à internet, pelas classes mais desfavorecidas, economicamente, e marginalizadas, no tocante à inclusão no mundo digital. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Rádio pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.title Democratizando os processos de ensino e aprendizagem: a utilização de aparelhos radiofônicos como instrumentos de mediação tecno-pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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