Resumo:
O seguinte trabalho discute a democratização dos processos de ensino e aprendizagem, partindo das variadas formas de uso dos rádios como possíveis ferramentas na prática educativa. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as possibilidades de utilização dos aparelhos radiofônicos, como instrumentos de mediação tecno-pedagógica, embasando-se em experiências atuais e de outrora, a fim de correlacionar os acontecimentos para obter uma melhor compreensão dos objetos estudados. Para isso, foram traçados alguns objetivos específicos, tais como diferenciar o termo Ensino Remoto do conceito de Educação a Distância; problematizar a mediação tecno-pedagógica realizada através da internet durante a pandemia; e historicizar vivências educacionais que se concretizaram a partir do rádio como ferramenta mediadora. Concernente aos aspectos metodológicos, a monografia possui natureza pura, também conhecida por básica ou teórica, com objetivos exploratórios, abordagem qualitativa e procedimentos científicos que se deram a partir de documentos e bibliografias, constituídos com base na análise de conteúdo. Para o embasamento teórico, foram usados autores(as) basilares como Bandüira (1968), Bardin (1977), Mokovics (2003), Fávero (2004), Filatro e Piconez (2004), Ferreira (2005), Moore e Kearsley (2008), Visoni (2018), Hodges (2020) e Santos (2021). Por meio dos resultados, constatou-se, portanto, que os rádios podem ser recursos eficazes para a mediação tecno-pedagógica, levando em consideração seu alcance territorial, a escassez de tecnologias modernas digitais e o inacesso à internet, pelas classes mais desfavorecidas, economicamente, e marginalizadas, no tocante à inclusão no mundo digital.
Descrição:
SANTOS, A. L. N. dos. Democratizando os processos de ensino e aprendizagem: a utilização de aparelhos radiofônicos como instrumentos de mediação tecno-pedagógica. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.