Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso é resultado das reflexões e estudos realizados sobre fatores da importância do espaço físico e materiais pedagógicos para as aulas de Educação Física nas escolas públicas municipais e estaduais, que analisou os aspectos que influenciam a atuação dos professores de Educação Física quanto a infraestrutura, espaços físicos e material pedagógico disponíveis para o desenvolvimento das aulas de educação física. O presente trabalho objetivou diagnosticar a situação da Educação Física nas escolas da rede pública de ensino de Catolé do Rocha-PB, através da observação de suas infraestruturas para a realização das aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo de caráter exploratório de natureza descritiva, com abordagem inicialmente quanti-qualitativa, realizado com 9 (nove) escolas públicas do município de Catolé do Rocha-PB. Para coleta de dados, foi utilizado nas escolas e com os professores de Educação Física, questionários e fotografias dos espaços, em seguida interpretados a luz da teoria pesquisada. Verificou-se, no que diz respeito às escolas, que a Educação Física na cidade tem muito que desenvolver, em termo de espaços inadequados, incentivo por parte da própria escola e a falta de materiais pedagógicos para a realização das aulas desta disciplina.
Descrição:
VERAS, Quedorlaomer de Oliveira. A Educação Física da Rede Pública de Catolé do Rocha: infraestrutura. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão do Curso ( Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) Universidade Estadual da Paraíba, 2022.