Resumo:
O presente artigo foi desenvolvido a partir das inquietações geradas pela aproximação da temática da previdência social brasileira, através do Estágio Não Obrigatório em Serviço Social, do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizado na Gerência Executiva no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Campina Grande-PB. O objeto de estudo compreende a previdência social e o exercício profissional do assistente social no âmbito previdenciário. O objetivo principal é uma reflexão sobre a dinâmica do Serviço Social na Política Previdenciária no Brasil realizando uma explanação das contribuições e desafios enfrentados pelo Serviço Social na esfera regimental do INSS. No que se refere à metodologia utilizada para elaboração deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa a partir de textos que discutem essa temática, além da utilização do método dialético no direcionamento da pesquisa na perspectiva da compreensão da realidade. No contexto neoliberal no Brasil é cada vez mais presente perda de direitos da classe trabalhadora e a focalização no atendimento às demandas da política previdenciária. O modelo adotado de proteção social no Brasil é extremamente excludente, além disso, as contrarreformas do Estado limitam nesse processo ao acesso à Previdência Social. O assistente social e demais categorias inseridas em processo de trabalho na previdência social sofrem com os rebatimentos, por fazerem parte da classe trabalhadora e enfrentarem essas questões no cotidiano profissional de forma a garantir à defesa dos direitos sociais e o acesso à seguridade social, as contrarreformas do Estado afetam diretamente às atribuições privadas dos assistentes sociais que atuam no INSS. Nessa perspectiva, a temática em questão tem se constituído, cada vez mais, no cotidiano da população e está relacionado ao trabalho do assistente social. Diante dos resultados da pesquisa que este trabalho possa contribuir para novos estudos na perspectiva de debate em defesa do assistente social no INSS, como também, sobre o conhecimento na garantia e acesso à Política Previdência, uma vez que, o conhecimento permite romper as barreiras da nossa individualidade através da conscientização e esclarecimento sobre o direito na busca de uma sociedade justa.
Descrição:
NUNES,Samara de Melo. A dinâmica da atuação do serviço social na política previdenciária brasileira: contribuições para o debate
. 27 p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.