Resumo:
O presente artigo faz uma análise acerca da Educação Popular em Saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF), a partir da discussão da Política de Saúde no Brasil e dos impactos das contrarreformas no SUS. Objetiva analisar a importância da educação popular na Estratégia Saúde da Família, identificando as possíveis contribuições desta e sua importância na ESF. O tipo de pesquisa realizado foi a bibliográfica e documental. Os dados da pesquisa foram coletados em fontes secundárias (documentais e bibliográficas), tais como: na Política de Atenção Básica, na Política de Educação em Saúde, na Constituição Federal de 1988 e nas demais legislações em vigor relacionadas ao objeto de estudo, bem como a partir de publicações em periódicos que tratam do tema proposto. Na análise dos dados, nos pautamos no método crítico dialético. O estudo nos possibilitou identificar que a Educação Popular na Estratégia Saúde da Família, mesmo diante do cenário de negação de direitos propagado pelas políticas neoliberais, tende a contribuir para o fortalecimento dos vínculos entre os profissionais e os usuários dos serviços, podendo tornar as práticas desenvolvidas mais humanizadas, além de proporcionar aos usuários, elementos para uma leitura crítica de sua realidade e a construção de saberes acerca do processo saúde-doença, como sujeitos ativos no desenvolvimento de práticas que venham a contribuir para sua qualidade de vida.
Descrição:
Sousa, Daniela D Araújo. A educação Popular em saúde e sua contribuição na estratégia saúde da família [manuscrito]: algumas considerações. 2021. 26p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.