dc.description.abstract |
É sabido que o ensino de línguas nos dias atuais é perpassado pelas constantes
transformações que permeiam as esferas nas quais estamos inseridos, e dentre elas
a educacional e digital, influenciando diretamente no comportamento da sociedade e
na forma como se ensina e aprende uma língua adicional. Desta forma, as
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação –TDICs, o acesso à internet e os
recursos advindos dela ganharam espaço no contexto escolar, uma vez que os
alunos estão sempre conectados no seu dia a dia. Com esta perspectiva, esta
monografia apresenta uma atenção especial para as redes sociais como
ferramentas didáticas que medeiam no processo de ensino e aprendizagem de
línguas adicionais, em nosso caso o espanhol, a partir da rede social Tandem numa
perspectiva intercultural. Para isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar e
verificar a presença das TDICs no processo de ensino e aprendizagem de língua
espanhola, especificamente em relação a rede social Tandem na aprendizagem de
espanhol. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo exploratório com 10 alunos
do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol da Universidade Estadual da
Paraíba, no segundo semestre do ano de 2018, no qual buscamos analisar e
verificar como esses professores em formação percebem a presença das TDICs nas
aulas de espanhol, suas experiências na rede social Tandem, buscando refletir
como ela pode transformar-se num recurso que possibilita e auxilia no ensino e
aprendizagem de língua espanhola num viés intercultural. Evidenciamos que todos
os alunos investigados acreditam na potencialidade das TDICs no ambiente escolar,
e de que ao utilizar o Tandem, os alunos podem praticar a língua espanhola com
nativos, conhecerem outras culturas ao passo que neste diálogo conseguem
enxergar as diferenças e semelhanças entre sua própria cultura, desenvolvendo
uma perspectiva intercultural, pontuando também a relevância e necessidade dos
professores inserirem o Tandem em suas práticas docentes. Ao longo do nosso
estudo tomamos como arcabouço teórico os estudos de Almeida Filho (1993), Veen
e Wraking (2009), Musso (2004), Moran (2013), Matos (2014), Souza e Santos
(2018) dentre outros que corroboram com nossas discussões. |
pt_BR |