UEPB - Repositório Digital

Aprendizagem intercultural de espanhol como língua adicional através da rede social TANDEM

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rickison Cristiano de Araújo
dc.date.accessioned 2022-03-16T14:37:13Z
dc.date.available 2022-03-16T14:37:13Z
dc.date.issued 2019-02-26
dc.identifier.other CDD 370.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25999
dc.description SILVA, Rickison Cristiano de Araújo.Aprendizagem intercultural de espanhol como língua adicional através da rede social TANDEM. 2019. 69f. Monografia (Especialização EAD em Tecnologias Digitais na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract É sabido que o ensino de línguas nos dias atuais é perpassado pelas constantes transformações que permeiam as esferas nas quais estamos inseridos, e dentre elas a educacional e digital, influenciando diretamente no comportamento da sociedade e na forma como se ensina e aprende uma língua adicional. Desta forma, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação –TDICs, o acesso à internet e os recursos advindos dela ganharam espaço no contexto escolar, uma vez que os alunos estão sempre conectados no seu dia a dia. Com esta perspectiva, esta monografia apresenta uma atenção especial para as redes sociais como ferramentas didáticas que medeiam no processo de ensino e aprendizagem de línguas adicionais, em nosso caso o espanhol, a partir da rede social Tandem numa perspectiva intercultural. Para isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar e verificar a presença das TDICs no processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola, especificamente em relação a rede social Tandem na aprendizagem de espanhol. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo exploratório com 10 alunos do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba, no segundo semestre do ano de 2018, no qual buscamos analisar e verificar como esses professores em formação percebem a presença das TDICs nas aulas de espanhol, suas experiências na rede social Tandem, buscando refletir como ela pode transformar-se num recurso que possibilita e auxilia no ensino e aprendizagem de língua espanhola num viés intercultural. Evidenciamos que todos os alunos investigados acreditam na potencialidade das TDICs no ambiente escolar, e de que ao utilizar o Tandem, os alunos podem praticar a língua espanhola com nativos, conhecerem outras culturas ao passo que neste diálogo conseguem enxergar as diferenças e semelhanças entre sua própria cultura, desenvolvendo uma perspectiva intercultural, pontuando também a relevância e necessidade dos professores inserirem o Tandem em suas práticas docentes. Ao longo do nosso estudo tomamos como arcabouço teórico os estudos de Almeida Filho (1993), Veen e Wraking (2009), Musso (2004), Moran (2013), Matos (2014), Souza e Santos (2018) dentre outros que corroboram com nossas discussões. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem educacional pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Interculturalidade pt_BR
dc.title Aprendizagem intercultural de espanhol como língua adicional através da rede social TANDEM pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta