Resumo:
É sabido que o ensino de línguas nos dias atuais é perpassado pelas constantes
transformações que permeiam as esferas nas quais estamos inseridos, e dentre elas
a educacional e digital, influenciando diretamente no comportamento da sociedade e
na forma como se ensina e aprende uma língua adicional. Desta forma, as
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação –TDICs, o acesso à internet e os
recursos advindos dela ganharam espaço no contexto escolar, uma vez que os
alunos estão sempre conectados no seu dia a dia. Com esta perspectiva, esta
monografia apresenta uma atenção especial para as redes sociais como
ferramentas didáticas que medeiam no processo de ensino e aprendizagem de
línguas adicionais, em nosso caso o espanhol, a partir da rede social Tandem numa
perspectiva intercultural. Para isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar e
verificar a presença das TDICs no processo de ensino e aprendizagem de língua
espanhola, especificamente em relação a rede social Tandem na aprendizagem de
espanhol. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo exploratório com 10 alunos
do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol da Universidade Estadual da
Paraíba, no segundo semestre do ano de 2018, no qual buscamos analisar e
verificar como esses professores em formação percebem a presença das TDICs nas
aulas de espanhol, suas experiências na rede social Tandem, buscando refletir
como ela pode transformar-se num recurso que possibilita e auxilia no ensino e
aprendizagem de língua espanhola num viés intercultural. Evidenciamos que todos
os alunos investigados acreditam na potencialidade das TDICs no ambiente escolar,
e de que ao utilizar o Tandem, os alunos podem praticar a língua espanhola com
nativos, conhecerem outras culturas ao passo que neste diálogo conseguem
enxergar as diferenças e semelhanças entre sua própria cultura, desenvolvendo
uma perspectiva intercultural, pontuando também a relevância e necessidade dos
professores inserirem o Tandem em suas práticas docentes. Ao longo do nosso
estudo tomamos como arcabouço teórico os estudos de Almeida Filho (1993), Veen
e Wraking (2009), Musso (2004), Moran (2013), Matos (2014), Souza e Santos
(2018) dentre outros que corroboram com nossas discussões.
Descrição:
SILVA, Rickison Cristiano de Araújo.Aprendizagem intercultural de espanhol como língua adicional através da rede social TANDEM. 2019. 69f. Monografia (Especialização EAD em Tecnologias Digitais na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.