Resumo:
O estágio em Ensino Fundamental I foi realizado numa turma de 5º Ano, na Escola Municipal
de Ensino Fundamental Etelvina Maria Batista, Distrito Malhada da Roça, São João do Cariri-
PB, no período de agosto a novembro de 2018. A observação da regência possibilitou a
análise e reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida, bem como identificar dificuldades
dos alunos. A partir das observações foi realizada a prática de ensino, a partir do planejamento
de sequência de atividades lúdicas, utilizando materiais manipulativos como recurso didático
no processo de aprendizagem. Com o desenvolvimento da intervenção notadamente foi
percebido maior atuação atuantes no processo de aprendizagem na relação com as atividades
realizadas. A experiência da prática de ensino no estágio em Ensino Fundamental I faz
suscitar novas práticas de intervenção, tendo como suporte as necessidades dos alunos para
que eles possam construir suas novas descobertas feitas de modo prazeroso.
Descrição:
ENEAS, Thales Mauricio Sampaio. Recursos didáticos como estratégias de problematização e contextualização na prática pedagógica de ensino. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.