Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26002
Título: Integralizando a oralidade, a leitura e a escrita na contação de histórias em uma turma do 2° ano do ensino fundamental - anos iniciais
Autor(es): Torres, Lucineide Pereira
Palavras-chave: Leitura
Contação de história
Oralidade
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: Na busca por integralizar a oralidade, a leitura e a escrita em alunos das séries iniciais do ensino fundamental, diversas técnicas podem ser utilizadas. Dentre as mais comuns, se destaca a contação de histórias, que, embora utilizada em muitas escolas, acaba ganhando uma conotação de um passatempo. Este trabalho relata a experiência obtida no estágio supervisionado do curso de pedagogia em ensino fundamental, anos iniciais, com a contação de histórias em uma turma com alunos do 2º ano da rede municipal pública de ensino na cidade de Campina Grande (PB). Para realização do Projeto de Contação de História as atividades foram divididas em temas e momentos, sendo um momento por dia, referente às ações planejadas no projeto, totalizando cinco momentos de contação de histórias. Buscou-se abordar aspectos distintos do cotidiano em sala de aula, envolvendo não apenas a disciplina de língua portuguesa, mas também matemática, história e ciências. Os resultados demonstraram um grande e crescente interesse dos alunos por momentos assim, no qual, os mesmos se identificavam com as histórias contadas, fazendo interrelações com experiências próprias. Com isso, foi possível incentivar a leitura e a escrita, além de promover o desenvolvimento da oralidade nos momentos de trocas.
Descrição: TORRES, Lucineide Pereira. Integralizando a oralidade, a leitura e a escrita na contação de histórias em uma turma do 2° ano do ensino fundamental - anos iniciais. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26002
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucineide Pereira Torres.pdfPDF - Lucineide Pereira Torres586.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.