Resumo:
A relevância da educação prisional como instrumento de ressocialização e de
desenvolvimento de habilidades e de educação é notória no sentido de auxiliar
os reclusos a reconstruir um futuro melhor durante e após o cumprimento da
sentença. Esse artigo foi desenvolvimento na unidade Prisional da Cidade de
São João do Cariri do Estado da Paraíba tendo sido desenvolvido Leitura,
interpretação e escrita, confecções de sínteses, durante o ano letivo de 2018,
bem como apresentar as análises e resultados do mesmo, cujo
desenvolvimento aconteceu nas turmas do 6º e 7º ano, 8º e 9º do ensino
fundamental II, na modalidade EJA, sendo orientado em contexto de Incentivo
da Leitura no âmbito escolar. O sistema penitenciário necessita de uma
educação que se preocupe prioritariamente em desenvolver a capacidade
crítica e criadora do educando, capaz de alertá-lo para as possibilidades de
escolhas e a importância dessas escolhas para a sua vida e
consequentemente a do seu grupo social.
Descrição:
DIAS, Roberta Araujo Brandão. Possibilidades de leitura no contexto prisional: uma realidade em São João do Cariri - Paraíba. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.