Resumo:
As atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado, que consistem integrar o ensino à
prática, foram executadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Etelvina Maria
Batista, localizada no Distrito Malhada da Roça, na cidade de São João do Cariri-PB, teve
como objetivo desenvolver atividades que possibilitassem aos alunos compreenderem a
estrutura e a função social do gênero textual poema a partir de atividades lúdicas,
desenvolvendo a prática da oralidade e da consciência fonológica, numa turma de 2º ano do
ensino fundamental. As observações em sala de aula possibilitaram refletir práticas de ensino
desenvolvidas pela professora do ensino fundamental e identificar as dificuldades na
aprendizagem com a proposta de ensino com a poesia para a aquisição da aprendizagem. A
fundamentação teórica contribuiu para um conhecimento com mais propriedade sobre o tema
em estudo. Os alunos compreenderam que o poema como gênero textual, pode ser trabalhado
de diversas formas, possibilitando a aprendizagem, principalmente, quando envolve a
oralidade individual e coletiva. Com a execução do trabalho compreende-se a importância da
prática pedagógica no Estágio Supervisionado, experiência que se configura no cotidiano da
escola e na análise de sua relação com a teoria.
Descrição:
ENEAS, Magnólia Sampaio. Prática de estágio: o gênero textual poema como proposta de ensino/aprendizagem. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.