Resumo:
O estudo aqui proposto é norteado pelo objetivo central de analisar a inserção de
Jogos Cooperativos (JC) nas aulas de Educação Física, com o propósito de favorecer práticas lúdicas,
situações de aprendizagem, bem como a superação de atitudes puramente competitivas entre os alunos
participantes. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de uma pesquisa do tipo exploratória,
realizada durante a atuação em Estágio Docente de Educação Física, em uma Escola da rede pública
estadual, na cidade de Fagundes – PB, envolvendo crianças do Ensino Fundamental. Para coleta de
dados, foram utilizados registros escritos, acerca do referido Estágio, os quais descrevem e analisam as
atividades com Jogos Cooperativos. Nesta senda, utilizou-se como referencial bibliográfico,
sobretudo, os escritos de Marco (1995); Almeida (2010); Silva (2012); Mattos (2006) e Lima (2002).
Nesse diapasão, os dados coletados evidenciam que os jogos cooperativos auxiliam o educador na
condução das aulas, contudo, fazem-se necessários outros incentivos e planejamentos por parte da
instituição de ensino. Destarte, ao concluir o estudo, ficou evidente a visão distorcida que as crianças
possuem acerca das aulas de educação física.
Descrição:
RODRIGUES, Jauperi Ricelli de Macedo. Jogos cooperativos no processo de desenvolvimento de crianças. 2019. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.