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O estudo aqui proposto é norteado pelo objetivo central de analisar a inserção de
Jogos Cooperativos (JC) nas aulas de Educação Física, com o propósito de favorecer práticas lúdicas,
situações de aprendizagem, bem como a superação de atitudes puramente competitivas entre os alunos
participantes. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de uma pesquisa do tipo exploratória,
realizada durante a atuação em Estágio Docente de Educação Física, em uma Escola da rede pública
estadual, na cidade de Fagundes – PB, envolvendo crianças do Ensino Fundamental. Para coleta de
dados, foram utilizados registros escritos, acerca do referido Estágio, os quais descrevem e analisam as
atividades com Jogos Cooperativos. Nesta senda, utilizou-se como referencial bibliográfico,
sobretudo, os escritos de Marco (1995); Almeida (2010); Silva (2012); Mattos (2006) e Lima (2002).
Nesse diapasão, os dados coletados evidenciam que os jogos cooperativos auxiliam o educador na
condução das aulas, contudo, fazem-se necessários outros incentivos e planejamentos por parte da
instituição de ensino. Destarte, ao concluir o estudo, ficou evidente a visão distorcida que as crianças
possuem acerca das aulas de educação física. |
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