Resumo:
O presente de Relatório de Investigação e Atuação Docente, tem como principal
objetivo, apresentar uma experiência com a arte do Taekwondo na realidade
escolar. Trata-se de uma experiência desenvolvida durante Estágio Supervisionado
em Educação Física, numa Escola de Ensino Fundamental da rede pública
municipal, localizada na cidade de Belém – PB. Os alunos envolvidos foram crianças
matriculadas no 3º, 4º e 5º ano deste nível de ensino. O referido Estágio ocorreu
durante os meses de agosto e setembro do ano de 2018, perfazendo um total de 42
horas aulas. O projeto de Estágio tinha por objetivo a inserção do Taekwondo nas
aulas de Educação Física como meio para estimular um envolvimento mais eficaz
das crianças, nos processos de ensino e aprendizagem. Durante essa experiência
docente, foi possível observar um maior interesse dos sujeitos envolvidos, em
aprender conhecimentos básicos do Taekwondo, bem como, nas interações sociais
com seus pares, tomadas de atitudes relacionadas a cortesia, a perseverança, e ao
controle físico e psicológico.
Descrição:
OLIVEIRA, Eduardo Nunes de. O Taekwondo na escola: Uma experiência no estágio docente em educação física. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.