Resumo:
O presente artigo tem como principal finalidade, investigar o desenvolvimento de valores,
socialmente construídos em interações sociais, entre alunos e alunas, em aulas de Educação
Física, através da vivência de atividades e Jogos Cooperativos ,(JC). Sobre Jogos
Cooperativos buscamos respaldo em estudos realizados por: Orlick (1998); Brotto (2000);
Soler (2006); Vandelão (2004); dentre outros. A experiência da pesquisa, decorreu da nossa
atuação durante o Estágio Docente em Educação Física. Assim, o percurso metodológico é de
natureza qualitativa, e o tipo de pesquisa se definiu como Pesquisa-Ação. A experiência de
estágio foi desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública
da cidade de Mogeiro - PB. Para a realização da pesquisa, foi elaborado um questionário
contendo 06 questões, relacionadas à atividades e jogos cooperativos, respondidas pelos
educandos envolvidos, ao final dessas atividades e jogos, nas aulas de Educação Física,
durante o referido Estágio. Os resultados apontaram que os jogos e atividades cooperativas
possibilitaram o desenvolvimento físico e afetivo, bem como valores socialmente construídos,
como o respeito mútuo, a solidariedade, a humildade e o companheirismo entre os alunos,
reduzindo, dessa maneira, os conflitos existentes. Concluímos que o trabalho com Jogos
cooperativos podem ajudar os educandos a se tornarem pessoas melhores, capazes de
aprender a dividir e conviver, respeitando limites e diferenças no meio em que vivem.
Descrição:
BARBOSA, Jose Milton Jerônimo. Jogos cooperativos no ensino fundamental: contribuições para o desenvolvimento de valores nas aulas de educação física. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.