UEPB - Repositório Digital

Jogos cooperativos no ensino fundamental: contribuições para o desenvolvimento de valores nas aulas de educação física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, José Milton Jerônimo
dc.date.accessioned 2022-03-16T14:39:53Z
dc.date.available 2022-03-16T14:39:53Z
dc.date.issued 2019-11-09
dc.identifier.other CDD 796
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26014
dc.description BARBOSA, Jose Milton Jerônimo. Jogos cooperativos no ensino fundamental: contribuições para o desenvolvimento de valores nas aulas de educação física. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como principal finalidade, investigar o desenvolvimento de valores, socialmente construídos em interações sociais, entre alunos e alunas, em aulas de Educação Física, através da vivência de atividades e Jogos Cooperativos ,(JC). Sobre Jogos Cooperativos buscamos respaldo em estudos realizados por: Orlick (1998); Brotto (2000); Soler (2006); Vandelão (2004); dentre outros. A experiência da pesquisa, decorreu da nossa atuação durante o Estágio Docente em Educação Física. Assim, o percurso metodológico é de natureza qualitativa, e o tipo de pesquisa se definiu como Pesquisa-Ação. A experiência de estágio foi desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Mogeiro - PB. Para a realização da pesquisa, foi elaborado um questionário contendo 06 questões, relacionadas à atividades e jogos cooperativos, respondidas pelos educandos envolvidos, ao final dessas atividades e jogos, nas aulas de Educação Física, durante o referido Estágio. Os resultados apontaram que os jogos e atividades cooperativas possibilitaram o desenvolvimento físico e afetivo, bem como valores socialmente construídos, como o respeito mútuo, a solidariedade, a humildade e o companheirismo entre os alunos, reduzindo, dessa maneira, os conflitos existentes. Concluímos que o trabalho com Jogos cooperativos podem ajudar os educandos a se tornarem pessoas melhores, capazes de aprender a dividir e conviver, respeitando limites e diferenças no meio em que vivem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª Drª Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject jogos cooperativos pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Jogos cooperativos no ensino fundamental: contribuições para o desenvolvimento de valores nas aulas de educação física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta