Resumo:
O presente trabalho tem como base o relato de experiência, pesquisa descritiva ao qual
descreva as experiências vivenciadas no estagio supervisionado, mostrando a importância dos
jogos cooperativos nas aulas de educação física como ferramenta para reduzir ou acabar com
a exclusão dos alunos nas aulas praticas. O estágio supervisionado aconteceu na escola
municipal de ensino fundamental Iraci Rodrigues de Farias Melo, localizada no município de
MOGEIRO-PB, trabalhando com os jogos cooperativos nas turmas do sexto ano, no objetivo
de reduzir ou acabar com a exclusão e também no que se refere ao processo de ensino
aprendizagem de forma geral favorecendo a interação e inclusão dos mesmos. Por
apresentarem dificuldades em interagir, o professor proporcionou jogos, usando uma
metodologia especifica e afetiva. Apesar das dificuldades encontradas na escola, como por
exemplo, uma das foi, a falta de material adequado para as praticas, fator em que dificulta o
trabalho do profissional de educação física; as aulas obtiveram resultados positivos
alcançando o objetivo proposto pelo estagiário que usou como metodologia, aulas praticas e
teóricas tendo como abordagem principal, os jogos cooperativos e seus benefícios e resultados
como a inclusão, a interação, afetividade, aprendizado, cooperação, conhecimento e
aprendizado. Portanto, esse trabalho tem como objetivo desenvolver com os jogos
cooperativos a construção de convivência afetiva acabando com o preconceito e exclusão
contribuindo com o aprendizado, no envolvimento nas aulas de educação físicas buscando
incluir todos os alunos nas atividades no âmbito ateneu e para toda sua vida sociável.
Descrição:
SILVA, Maria Luiza da. A inclusão na escola e os jogos cooperativos. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.