Resumo:
A proposta de inclusão nas escolas regulares tem papel fundamental no
desenvolvimento das relações interpessoais das crianças. A solidificação deste
processo na Educação Infantil tem possibilitado que os sujeitos, já nos seus
primeiros anos, reconheçam o outro e a si não por suas diferenças, mas como
semelhantes em sociedade. Nesse sentido, este estudo tem como intuito apresentar
a Educação Física enquanto disciplina facilitadora do processo de interação entre as
crianças, cujo desenvolvimento das atividades trabalha tanto com as habilidades
motoras quanto com o amadurecimento das competências socioemocionais. Assim,
buscamos respaldo em estudos realizados por Drago (2014), Silva (2014), Gomes
(2013) Gorgatti (2005), dentre outros, para reconhecermos o espaço do educador
físico no ensino e aprendizagem de crianças deficientes e, desta forma, verificar
possíveis ações educativas que possam facilitar as atividades físicas na Educação
Infantil. A pesquisa, portanto, de natureza qualitativa, corresponde a um estudo de
caso realizado com base na experiência obtida através do Estágio Supervisionado
III, efetivado em uma turma de Educação Infantil com alunos entre três e quatro
anos.
Descrição:
SANTOS, Maria da Luz Alves de Araujo. Perspectivas de inclusão na educação infantil: contribuições da educação física. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.