UEPB - Repositório Digital

Perspectivas de inclusão na educação infantil: contribuições da educação física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Maria da Luz Alves de Araújo
dc.date.accessioned 2022-03-16T14:40:18Z
dc.date.available 2022-03-16T14:40:18Z
dc.date.issued 2019-11-09
dc.identifier.other CDD 796
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26017
dc.description SANTOS, Maria da Luz Alves de Araujo. Perspectivas de inclusão na educação infantil: contribuições da educação física. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A proposta de inclusão nas escolas regulares tem papel fundamental no desenvolvimento das relações interpessoais das crianças. A solidificação deste processo na Educação Infantil tem possibilitado que os sujeitos, já nos seus primeiros anos, reconheçam o outro e a si não por suas diferenças, mas como semelhantes em sociedade. Nesse sentido, este estudo tem como intuito apresentar a Educação Física enquanto disciplina facilitadora do processo de interação entre as crianças, cujo desenvolvimento das atividades trabalha tanto com as habilidades motoras quanto com o amadurecimento das competências socioemocionais. Assim, buscamos respaldo em estudos realizados por Drago (2014), Silva (2014), Gomes (2013) Gorgatti (2005), dentre outros, para reconhecermos o espaço do educador físico no ensino e aprendizagem de crianças deficientes e, desta forma, verificar possíveis ações educativas que possam facilitar as atividades físicas na Educação Infantil. A pesquisa, portanto, de natureza qualitativa, corresponde a um estudo de caso realizado com base na experiência obtida através do Estágio Supervisionado III, efetivado em uma turma de Educação Infantil com alunos entre três e quatro anos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Estágio docente pt_BR
dc.title Perspectivas de inclusão na educação infantil: contribuições da educação física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta