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A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, e se constitui de um
espaço de desenvolvimento integral da criança, e tem a brincadeira como um dos
eixos norteador e propulsor desse desenvolvimento. A presente pesquisa trata sobre
as atividades físicas e recreativas com crianças pequenas, neste nível da educação,
e sobre a atuação do profissional de Educação Física na Educação Infantil. Nesse
sentido, o principal objetivo deste estudo é analisar a importância deste profissional
na educação de crianças de 0 a 05 anos de idade, principalmente no
acompanhamento e estímulo ao desenvolvimento motor. Para a realização desta
pesquisa optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa- ação,
pois o corpus deste estudo foi constituído em decorrência da nossa própria atuação
docente, em experiência durante o III Estágio Docente, do Curso de Licenciatura em
Educação Física. O campo de nossa atuação docente, e portanto, o campo de
investigação, foi a Escola Educandário Nossa Senhora do Carmo, localizada na
cidade de Riachão do Bacamarte. Os sujeitos envolvidos, foram crianças entre 03 e
04 anos de idade. Durante a vivencia foi possível perceber o quanto os alunos
sentiam prazer em realizar as brincadeiras e os jogos presente em sua cultura
infantil. O nosso aporte teórico contou com as contribuições de estudos realizados
por Freire (2009); Basei (2008); Gallahue (2005); dentre outros. Após os estudos
realizados, foi possível perceber que é fundamental a prática de atividades
físicas/recreativas na Educação Infantil, e com a presença de um profissional
capacitado para a realização destas práticas, afim de que este possa contribuir para
o desenvolvimento dos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos das crianças,
através de práticas pedagogias que favoreçam a construção de conhecimentos e o
desenvolvimento destas. |
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