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Atividades físicas/recreativas com crianças pequenas: reflexões acerca da atuação do profissional de educação física na educação infantil

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dc.contributor.author Freitas, Danilla Ranielly Rodrigues de
dc.date.accessioned 2022-03-16T15:07:59Z
dc.date.available 2022-03-16T15:07:59Z
dc.date.issued 2019-11-09
dc.identifier.other CDD 796
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26021
dc.description FREITAS, Danilla Ranielly Rodrigues de. Atividades físicas/recreativas com crianças pequenas: reflexões acerca da atuação do profissional de educação física na educação infantil. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, e se constitui de um espaço de desenvolvimento integral da criança, e tem a brincadeira como um dos eixos norteador e propulsor desse desenvolvimento. A presente pesquisa trata sobre as atividades físicas e recreativas com crianças pequenas, neste nível da educação, e sobre a atuação do profissional de Educação Física na Educação Infantil. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo é analisar a importância deste profissional na educação de crianças de 0 a 05 anos de idade, principalmente no acompanhamento e estímulo ao desenvolvimento motor. Para a realização desta pesquisa optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa- ação, pois o corpus deste estudo foi constituído em decorrência da nossa própria atuação docente, em experiência durante o III Estágio Docente, do Curso de Licenciatura em Educação Física. O campo de nossa atuação docente, e portanto, o campo de investigação, foi a Escola Educandário Nossa Senhora do Carmo, localizada na cidade de Riachão do Bacamarte. Os sujeitos envolvidos, foram crianças entre 03 e 04 anos de idade. Durante a vivencia foi possível perceber o quanto os alunos sentiam prazer em realizar as brincadeiras e os jogos presente em sua cultura infantil. O nosso aporte teórico contou com as contribuições de estudos realizados por Freire (2009); Basei (2008); Gallahue (2005); dentre outros. Após os estudos realizados, foi possível perceber que é fundamental a prática de atividades físicas/recreativas na Educação Infantil, e com a presença de um profissional capacitado para a realização destas práticas, afim de que este possa contribuir para o desenvolvimento dos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos das crianças, através de práticas pedagogias que favoreçam a construção de conhecimentos e o desenvolvimento destas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Atividades recreativas pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Atividades físicas/recreativas com crianças pequenas: reflexões acerca da atuação do profissional de educação física na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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