Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo, mostrar a importância da psicomotricidade
para aprendizagem em alunos do ensino fundamental I. Sabe-se que a
psicomotricidade é o relacionamento através da ação e consciência unindo corpo e
mente, possibilitando localizar-se no tempo e no espaço. A metodologia consistiu em
um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa. Como critérios de inclusão foram
considerados: publicações científicas que abordassem a temática, publicados na
íntegra em língua portuguesa, entre o período de 2009 e 2019. Foram excluídos da
busca, artigos que não condiziam com o tema estudado, artigos com ano de
publicação anterior ao ano de 2009 e que disponibilizaram apenas o resumo. Foram
selecionados nas bases de dados eletrônicos SCIELO (Scientific Eletronic Library
Online), Lilacs e PubMed, no período de julho a outubro de 2019. Utilizando os
seguintes descritores: Psicomotricidade, aprendizagem, Educação Física, Ensino
Fundamental I, encontraram-se 61 artigos e 7 artigos para análise. A partir da
análise dos dados, identificaram-se duas categorias: A psicomotricidade e sua
importância com a aprendizagem no ensino fundamental e O jogo como ferramenta
pedagógica da psicomotricidade no ensino fundamental. A Educação Física, pelas
suas possibilidades de desenvolver a dimensão psicomotora dos alunos, com os
domínios cognitivos e sociais, é uma ferramenta de grande importância no
desenvolvimento da aprendizagem escolar.
Descrição:
OLIVEIRA, Renata Soares da Silva Oliveira. Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagem nas aulas de educação física no ensino fundamental I. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.