UEPB - Repositório Digital

Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagem nas aulas de educação física no ensino fundamental I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Soares da Silva Oliveira
dc.date.accessioned 2022-03-16T15:09:02Z
dc.date.available 2022-03-16T15:09:02Z
dc.date.issued 2019-11-09
dc.identifier.other CDD 796
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26023
dc.description OLIVEIRA, Renata Soares da Silva Oliveira. Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagem nas aulas de educação física no ensino fundamental I. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo, mostrar a importância da psicomotricidade para aprendizagem em alunos do ensino fundamental I. Sabe-se que a psicomotricidade é o relacionamento através da ação e consciência unindo corpo e mente, possibilitando localizar-se no tempo e no espaço. A metodologia consistiu em um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa. Como critérios de inclusão foram considerados: publicações científicas que abordassem a temática, publicados na íntegra em língua portuguesa, entre o período de 2009 e 2019. Foram excluídos da busca, artigos que não condiziam com o tema estudado, artigos com ano de publicação anterior ao ano de 2009 e que disponibilizaram apenas o resumo. Foram selecionados nas bases de dados eletrônicos SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), Lilacs e PubMed, no período de julho a outubro de 2019. Utilizando os seguintes descritores: Psicomotricidade, aprendizagem, Educação Física, Ensino Fundamental I, encontraram-se 61 artigos e 7 artigos para análise. A partir da análise dos dados, identificaram-se duas categorias: A psicomotricidade e sua importância com a aprendizagem no ensino fundamental e O jogo como ferramenta pedagógica da psicomotricidade no ensino fundamental. A Educação Física, pelas suas possibilidades de desenvolver a dimensão psicomotora dos alunos, com os domínios cognitivos e sociais, é uma ferramenta de grande importância no desenvolvimento da aprendizagem escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Álvaro Luís Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental I pt_BR
dc.title Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagem nas aulas de educação física no ensino fundamental I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta