Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo valorizar a Educação Física nos anos iniciais,
no Ensino Fundamental I, através de jogos e brincadeiras culturais significativas e
com estratégias de movimento do corpo, brincando, aliado ao ensino aprendizagem,
principalmente nos anos iniciais, onde o interesse e criatividade cabe basicamente
ao educador que por vezes se encontram sem tempo de planejar para demonstrar
ou conduzir os movimentos corretos como um profissional da Educação Física pode
orientar. Diante disso foi visto que na escola Municipal Dr. José de Melo – Dona
Inês-PB, em sua composição curricular possui a disciplina da Educação Física,
porém o educador não tem tempo e muitas vezes interesse em preparar algo
diferente, motivador para as crianças, deixando-as apenas correr e brincar de
qualquer forma, brincadeiras que muitas vezes levam as crianças a se machucarem,
sem instrução. Daí entra a importância do profissional para intervir de forma positiva,
orientando a uma prática de jogos e brincadeiras corretas, com regras e movimentos
adequados a cada fase escolar. Os jogos e brincadeiras são essenciais na vida das
crianças estimulando não apenas a aprendizagem, como também todo o
desenvolvimento do corpo humano.
Descrição:
MOREIRA, Josilene de Araújo.A educação física no ensino fundamental I: Jogos e brincadeiras culturais como estratégias de ensino na prática da educação física na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José de Melo - Dona Inês/PB. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.