Resumo:
Desde a sua origem a humanidade vem evoluindo, adquirindo habilidades e
capacidades que a diferencia dos demais seres vivos, com a capacidade de registrar,
memorizar e compartilhar experiências com os semelhantes no tempo e no espaço.
Com o advento da pandemia da Covid-19 causada pelo Sars-CoV-2, causando instabilidade em
várias esferas da sociedade, acredita-se que vários processos tiveram que ser
mudados redefinindo estruturas e estratégias organizacionais. O presente trabalho
tem como objetivo principal compreender como ocorre a aprendizagem dos
coordenadores de cursos de graduação para atuação durante no período de
pandemia. O lócus para o desenvolvimento deste trabalho foram Instituições Públicas
de ensino superior. Ambas possuíam a maior parte de suas atividades presenciais,
tendo suas rotinas afetadas com as mudanças impostas pela Pandemia de Covid-19.
Essa pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, estudo de caso, sendo os
dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e os resultados
analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados alcançados no presente
estudo indicam que a aprendizagem dos coordenadores ocorre de forma empírica, as
principais dificuldades enfrentadas no uso de plataformas digitais, o aumento na
evasão dos alunos e as dificuldades relacionadas à atividade de gestão em si. As
perspectivas futuras em relação ao trabalho de gestão das coordenações após o
retorno das atividades presenciais consistem em voltar o mais próximo da
normalidade como era antes da pandemia, garantindo as melhores condições para
esse retorno, a biossegurança, a agilidade dos processos e o cuidado das pessoas.
Descrição:
CARNEIRO, R. G. Aprendizagem no trabalho de gestão docente durante a pandemia de COVID-19: um estudo com instituições públicas de ensino superior da cidade de Patos – PB. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2021.