Resumo:
Desenvolvido no ano de 2018, este trabalho teve como objetivo verificar o impacto do
uso educacional das tecnologias digitais e como elas colaboram para a aprendizagem
dos alunos. O presente estudo se caracterizou como uma pesquisa pedagógica do
tipo exploratória e seguiu uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida
numa escola pública para alunos de 5º ano do Ensino Fundamental e teve como meio
norteador os princípios da aprendizagem multimídia de Richard Mayer. Dividida em
quatro etapas, a proposta utilizou-se de webquest, palavras, imagens, podcast e
vídeos. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos apresentaram grande
interesse em participar da aula manuseando as ferramentas digitais. Demostrou ainda
que a construção da proposta tendo como base os princípios da aprendizagem
multimídia, foi de grande contribuição para o processo de aprendizagem e ampliação
dos conhecimentos dos alunos. Verificou-se que, diante do cenário educacional, ficou
constatado a necessidade de preparar o professor para atuar com tecnologias digitais
e recursos multimídias a fim de que as mesmas possam lograr êxito no contexto
escolar.
Descrição:
FREITAS, Fabiana Martins de. O uso educacional das tecnologias digitais e ferramentas multimídias: uma proposta pedagógica norteada pelos princípios da aprendizagem multimídia. 2018. 50f. Monografia (Especialização EAD em Tecnologias Digitais na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.