Resumo:
O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM tornou- se ao longo dos anos, a principal
ferramenta utilizada pelo MEC para realizar a avaliação dos estudantes brasileiros no último
ano do Ensino Médio. Ele tem como principal objetivo possibilitar o ingresso dos estudantes
no Ensino Superior e também para avaliar o desempenho dos concluintes do Ensino Médio. O
presente trabalho tem como proposta realizar uma análise nos dados do Enem 2019, a fim de
comprovar a sua importância e características gerais. A metodologia utilizada foi uma
pesquisa experimental de forma quantitativa. Foi utilizado um dataset com microdados do
ENEM 2019, disponibilizados pelo Ministério da Educação no site do INEP. Foram
realizadas análises utilizando Python e técnicas de Big Data analytics para tratar os dados e
logo em seguida foi utilizado o Tableau para construção dos gráficos e mapas. Observou-se
algumas características do perfil dos inscritos e também o seu desempenho no exame. Os
dados foram visualizados utilizando as ferramentas Excel e o Tableau Public para facilitar na
compreensão dos mesmos. A partir das análises realizadas tem-se que no ENEM 2019 a
maioria dos estudantes inscritos é proveniente de escolas públicas o que justifica a quantidade
de pedidos de isenção e que a região sudeste se destaca nas médias de Matemática e Ciências
da Natureza já a região Norte apresenta as menores notas. Dentre os autores que se utilizou no
embasamento deste trabalho destaca-se Carneiro (2012), Travitzki (2013), (CURI; MENEZES
FILHO,2013) e (FIGUEIRÊDO; NOGUEIRA; SANTANA,2014) que contribuíram para a
compreensão da importância do ENEM. Conclui-se que a cada ano o Exame cresce e busca
adaptar-se à realidade dos estudantes.
Descrição:
FARIAS, Marcio Edglaiton Rosa. Uso de Data Science na análise das provas do ENEM. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.