Resumo:
São notórios os avanços nas legislações voltadas para o atendimento à crianças e
adolescentes desde o Código de Menores de 1927 até a promulgação do Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069/90, o qual rompeu com as práticas
corretivas, assistencialistas e punitivas e adotou uma doutrina de proteção integral, que
põe crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e portando de responsabilidade do
Estado, da sociedade e da família. O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada
durante o estágio supervisionado em Serviço Social, realizado no Complexo Judiciário
da Infância e Juventude Irmã Maria Aldete do Menino Jesus, na Comarca de Campina
Grande – PB, mas especificamente na Seção de Assistência Psicossocial Infracional SAPSI. O mesmo teve como objetivo geral analisar a percepção das assistentes sociais
da Seção de Assistência Psicossocial Infracional acerca da eficácia da medida
socioeducativa de Liberdade Assistida-LA. A pesquisa foi elaborada através do método
crítico - dialético com abordagem qualiquantitativa, realizando estudo bibliográfico e de
campo. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada. De uma forma
geral, os resultados do estudo apontam que se a medida for realizada de acordo com o
que estabelece o ECA pode ter resultados satisfatórios e proporcionar ao adolescente
alguns benefícios, como a inserção na escola e no mercado de trabalho.
Descrição:
MOURA, D. S. de. Liberdade assistida: a concepção das assistentes sociais da seção de assistência psicossocial infracional do complexo judiciário da infância e juventude – Campina Grande-PB. 2019. 35f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]