Resumo:
A realidade das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares
constitui-se de desafios nos tratamentos especializados, na inclusão escolar e no acesso aos
serviços disponíveis, de âmbitos privado e público. Este estudo objetiva refletir sobre a inclusão
de alunos com o TEA nas escolas regulares. Tratando-se de um estudo bibliográfico e de
natureza qualitativa, foi desenvolvido considerando um material já elaborado. A partir de Oliveira
et al (2015), no Brasil, a preocupação com a educação especial surgiu no final da década 1950,
iniciando o período nomeado de integração. No entanto, o Estado assumiu a educação especial
a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 4.024/6, Para Tartuce
(2015), a inclusão educacional escolar de crianças e jovens com TEA vêm se mostrando um
desafio a todos os envolvidos no processo educativo, De acordo com Xavier (2018), nesse
espaço, o profissional de serviço social aproxima-se da família e intervém com o objetivo de
identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam a problemática social no
campo educacional. O percurso teórico deste artigo percorreu os seguintes itens: trajetória da
política de educação brasileira para a efetivação da educação inclusiva dos alunos com
deficiência, a inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista, a política
nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista e a atuação do
serviço social para a inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista. Diante
do estudo, vimos que nos dias atuais a inclusão educacional escolar de alunos com TEA vêm se
mostrando um desafio a todos os envolvidos no processo educativo e tem sido meta para as
políticas públicas educacionais. Constatamos a importância do/a assistente social nas práticas
de inclusão educacional voltadas para esses alunos, pois reúne responsabilidades e qualidade
técnica cientifica para assistir à pessoa com autismo e sua família de maneira respeitosa e
profissional.
Descrição:
SILVA, I. D. da. A contribuição do exercício profissional do/a assistente social para a inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista no sistema educacional regular. 2019. 25f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]