UEPB - Repositório Digital

Educação do campo em salas multisseriadas: um relato de experiência do ensino remoto emergencial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Maria da Vitória Gomes
dc.date.accessioned 2022-03-26T19:38:18Z
dc.date.available 2022-03-26T19:38:18Z
dc.date.issued 2021-01-14
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26114
dc.description COSTA, M. V. G. Educação do campo em salas multisseriadas: um relato de experiência do ensino remoto emergencial. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como questão central a Educação do Campo em salas multisseriadas em meio ao ensino remoto emergencial. objetivo principal do presente artigo é apresentar um relato de experiência do ensino remoto emergencial enquanto professora campesina em uma sala multisseriada A relação entre ensino remoto emergencial e ensino regular tradicional, quando ocorrida em salas multisseriadas em meio a uma pandemia mundial, devem ser analisadas e construídas em uma ótica completamente diferente, por serem, as salas multisseriadas, parte integrante das escolas do campo, onde a maioria de uma série de fatores a fazem completamente diferente daquilo que se pode observar nas escolas urbanas que são habilitadas ao menos de recursos tecnológicos, diferentemente das escolas do campo. O multisseriado é o ponto de ingresso do Ensino Fundamental II das crianças que moram no campo. A partir do levantamento de dados bibliográficos e da experiência de minha sala de aula multisseriada do campo conseguiremos mostrar em nossa pesquisa como atua o educador nas salas multisseriadas em meio ao ensino emergencial. Nosso trabalho é de cunho qualitativo, tivemos contato direto com a prática nos aportamos em levantamentos bibliográficos que nos conduziram durante toda a pesquisa. O desafio que se apresentou, após esse trabalho de investigação, se situou na importância de falarmos de educação do campo, principalmente em tempos de pandemia, já que a mesma passa por tantas lutas e falta de reconhecimento. Tal desafio está, em reconhecer o poder transformador que a educação campesina pode oferecer, mesmo em meio a tantas dificuldades. Esta pesquisa aponta, ainda, para a necessidade de enxergar os desafios diários dos docentes campesinos perante tantas dificuldades, como também compreender os agentes sociais protagonistas que moram nesses ambientes riquíssimos em cultura a se encontrarem e se sentirem pertencentes daquele lugar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Sala multisseriada pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.title Educação do campo em salas multisseriadas: um relato de experiência do ensino remoto emergencial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta