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A dislexia é um transtorno de aprendizagem na área de linguagem. Não é
considerada uma doença e sim uma dificuldade na leitura e escrita. Considerada
uma síndrome pouco diagnosticada por educadores e pais. Apenas considerado um
mal leitor, muitas vezes o disléxico é capaz de ler, mas não de entender de forma
eficiente o que é lido. Entre as várias causas, problemas diagnósticos estruturais
influenciam nesta questão. Nessa perspectiva, enfatizamos que o professor e a
escola, devem desenvolver atividades direcionadas para as dificuldades do aluno
disléxico, acreditamos no potencial do aluno para consequentemente melhorar seu
rendimento escolar oportunizando lhe uma educação de qualidade, onde o professor
reflita suas práticas pedagógicas lembrando que o aluno disléxico merece atenção.
Por fim, acreditamos que a presente pesquisa atingiu seu objetivo principal
compreender as características da dislexia, que se trata de um transtorno da
aprendizagem de origem neurológica. Para realização deste presente artigo fez se
necessário para construção teórica aqui, apresentados. A análise e desenvolvida
através da discussão que os temas e os dados suscitam inclui geralmente o corpus
da pesquisa, as referências bibliográficas e o modelo teórico. No caso da análise de
documentos, recorre-se geralmente para a metodologia da análise do conteúdo.
Podemos observar na presente pesquisa que infelizmente o reconhecimento dos
fatores que constituem a dislexia sempre ocorre de forma tardia e equivocada, pois o
aluno já se encontra reprovado, rotulado, envergonhado e com auto estima abalado.
Os relatos exibem as dificuldades encontradas pelos indivíduos disléxicos para lidar
com o transtorno e confirmam as teorias coletadas através de site, Rotta, Newra
Tellecha: Transtornos da aprendizagem, Souza, Maria Helena de Martins, Psicóloga
do desenvolvimento, Teles P. Dislexia: Como identificar? Como intervir? Revista
Portuguesa de Clínica geral |
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