Resumo:
O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o
Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Centro de AEE da Organização Papel
Marchê, do município de Campina Grande-PB. A pesquisa foi exploratória com abordagem
qualitativa. A amostra foi composta por três professoras atuantes no AEE da referida
instituição. Na coleta dos dados utilizou-se à pesquisa bibliográfica, o questionário fechado, a
entrevista semi-estruturada e a observação em lócus. Os dados receberam tratamento
qualitativo através da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as professoras eram
habilitadas para o exercício da docência, participavam de uma formação continuada sobre
AEE e uma delas possui formação específica em educação especial. Constatou-se ainda, a
existência do planejamento e do trabalho interdisciplinar entre professoras e profissionais de
outras áreas da Instituição. No entanto, foram apontadas limitações na efetivação do AEE,
dentre elas: a ausência de articulação entre os professores do Centro e os da sala regular de
ensino, a rotatividade profissional e as condições das salas de recursos multifuncionais
(insuficiente quantidade e diversidade de materiais didáticos e pedagógicos). Portanto, este
trabalho permitiu constatar que o citado Centro vem aderindo aos pressupostos da Política
Nacional de Educação Inclusiva através da oferta do AEE, embora tenha que superar alguns
obstáculos para ser implementado tal como propõe os aparatos legais.
Descrição:
SILVA, M. I. da. O atendimento educacional especializado do centro da Organização
Papel Marchê de Campina Grande/PB: limites e
possibilidades. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.